Sobre a Olímpiada

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

SESI e a OBSAT

A participação do SESI na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) é uma iniciativa que fortalece a presença de jovens talentos brasileiros na área de tecnologia espacial. A OBSAT é uma competição nacional onde estudantes desenvolvem e lançam pequenos satélites, conhecidos como cubesats, em uma simulação completa de um projeto espacial. Por meio desta experiência prática, os participantes do SESI ganham conhecimentos valiosos em programação, eletrônica, e ciência de dados, além de desenvolverem habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.

O envolvimento do SESI nesta competição incentiva os estudantes a explorarem o universo científico, abrindo caminhos para futuros profissionais nas áreas de engenharia aeroespacial, ciência da computação e outras áreas relacionadas. Através da OBSAT, o SESI reforça seu compromisso com a inovação, possibilitando aos alunos uma experiência única de aprendizado e desenvolvimento pessoal, aproximando-os das mais recentes tecnologias e aplicações científicas.

Essa participação é um grande passo para a educação científica no Brasil, permitindo que jovens de todo o país sonhem e realizem projetos que os conectam com o futuro da exploração espacial.